Blogs

Home » Blog da Casa » Emagreça dançando Zumba

21 de janeiro, 2015/ 0 comentários / 2407 visitas

Cansada da quantidade de exercícios físicos nas academias e agora pretende encontrar algo mais divertido e que também ajude na queima de calorias? – A dança pode ser uma ótima opção, ou melhor, a Zumba.

A Zumba envolve movimentos bem divertidos e é um prato cheio para quem busca emagrecer com qualidade: cada aula com duração de uma hora pode queimar até 1.000 calorias.

Prática de Zumba ao ar livre

Prática de Zumba ao ar livre

Além disso, os movimento trabalham o corpo todo, principalmente os membros inferiores (quadríceps, glúteo, posterior de coxa e panturrilha), que participam mais ativamente das atividades. Uma maravilha, né? 😀

Clara Guimarães, instrutora de Zumba

Clara Guimarães, instrutora de Zumba

Interessada (o) em conhecer um pouco da Zumba: suas atividades, história e seus benefícios? Então fique atenta à entrevista Instrutora Licenciada de Zumba Fitness Clara Guimarães.

Andersson – É verdade que é possível perder 1000 calorias com uma hora de Zumba?

Clara – Sim, até 1000, mas vai depender da intensidade em que os movimentos são executados pelo aluno. Para potencializar a queima de calorias, a dica é realizar os movimentos com a maior intensidade possível, tentando fazer o mais próximo do que o professor faz, mas isso não é uma regra, pois na zumba não existe a obrigação de fazer os passos exatamente como o instrutor está fazendo.

Mas, na verdade, o que é essa tal Zumba? Onde surgiu, quem criou?

A Zumba, ao contrário do que parece, não é um ritmo e sim um tipo de aula com músicas latinas (salsa, merengue, cumbica, reggaeton) e outros ritmos igualmente animados, como é o caso do samba, dance, hip hop, tango.

A Zumba surgiu nos Estados Unidos em 1999, quando o colombiano Beto Perez foi dar sua aula de aeróbica. Ele esqueceu a fita que usava com músicas americanas e improvisou com sua fita de músicas latinas que escutava no carro, e aí foi um sucesso. Os alunos adoraram e pediram para repetir. Depois, ele se uniu com mais dois co-criadores e criou o tipo de aula Zumba e também a marca.

Quais são os principais benefícios da Zumba? Tem contra indicações?

O principal benefício é o condicionamento físico, que melhora consideravelmente visto o trabalho no sistema cardiovascular e respiratório, além da endorfina liberada. Além da melhora da autoestima, a dança promove o emagrecimento e traz, consigo, a possibilidade de ampliar seus ciclos de amizades, com grupos de amigos da turma de zumba.

Quando recebo alunos novos, sempre oriento que se deve respeitar os limites físicos dele, e se ele tem algum, sempre indico que procure o seu médico para saber se ele pode fazer. Se não, existem outras modalidades de Zumba, como o Zumba Gold, que é indicado para iniciantes sedentários, pessoas voltando de recuperações de lesão e idosos ativos; e o aqua zumba, que por ser dentro d’agua, tem menos impacto.

Zumba

Zumba

A Zumba envolve muita sensualidade, fala de amor, paixão e cultura, esse seria alguns dos motivos para quem já conseguiu perder peso continuar na dança?

Com certeza, a Zumba é a queridinha de quem não gosta de fazer exercícios mais monótonos e de quem dança ou já dançou, pois os ritmos são cativantes e animados, sempre com músicas atuais e grandes sucessos, não tem como enjoar.

Qual o recado para quem está pensando em praticar Zumba, porém ainda não está 100% certo disso?

A Zumba melhora a autoestima, a saúde física e mental e ainda te dá a possibilidade de fazer novos amigos, não têm motivos pra não fazer, o seu slogan é ” Pare de treinar e entre na festa!’

E aí, gostaram? Não há tempo a perder, comece a praticar a Zumba e conquiste sua qualidade de vida de maneira alegre e divertida. ”Pare de treinar e entre na festa!”

Ah, se quiser participar das aulas da professora Clara Guimarães, anote na sua agenda o endereço e o horário: todas as segundas, quartas e quintas, a partir das 19h00, na Academia Helena Coelis, rua Tibúrcio Cavalcante, 2790 – Dionísio Torres Fortaleza – CE.

10943455_751614821573204_731053419_n

 

Conheça a Zumba

Compartilhar

Receitas mais vistas

Mousse de gelatina 24 de dez , 2014 Mousse de gelatina